quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O que é a Brigada Socialista Autônoma?


1. A BRISA é um coletivo político brizolista por entender que as bandeiras do TRABALHISMO, exemplificadas nas lutas de Leonel de Moura Brizola, são o caminho brasileiro para a libertação nacional e para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e socialista.

2. A BRISA defende o nacionalismo por entender que a submissão econômica do Brasil frente à países e multinacionais, fundamentada em perdas internacionais históricas, nos impede de sermos uma Nação que possua condições para uma sociedade igualitária.

3. A BRISA tem como objetivo permanente uma sociedade justa e igualitária, baseada na soberania do povo exercida através da democracia participativa e do Poder Popular. Democracia para nós é participação e igualdade. Portanto para podermos viver democraticamente precisamos conviver em uma sociedade baseada na cooperação e na solidariedade, onde se desenvolva as condições materiais para o pleno desenvolvimento do ser humano. Sendo pressuposto, para tanto, o controle do povo sobre o Estado e os grandes meios de produção.


4. A BRISA acredita na formação de homens e mulheres dispostos a assumirem suas responsabilidades na mobilização popular como forma única de assegurarem seus direitos fundamentais. Precisamos ser muitos e estarmos organizados nos locais de trabalho, moradia e estudo.


5. A BRISA se propõe a impulsionar todas as formas de organização do povo de modo a criar unidade entre aquelas comprometidas com a luta por uma sociedade igualitária, através de articulação com entidades e movimentos sociais (estudantil, sindical, agrário, jovens, mulheres, negros, Hip-Hop, LGBT, cultural, esportivo, ecológico). Também deverá combater toda espécie oportunismo e submissão que debilite as organizações populares e a libertação nacional.

6. A BRISA não possui restrições discriminatórias de qualquer tipo, estando aberta a todos e todas que acreditam na construção de uma sociedade justa e igualitária, dispostos a atuarem de acordo com os princípios e o Programa expressos pela BRISA. Para isso precisamos intensificar a educação política através do estudo coletivo.

7. A BRISA propõe contribuir na libertação da escravidão mental que submete o povo. Buscamos uma consciência crítica, pois através da educação popular se aprofundam as condições subjetivas e a reflexão da necessidade de construção de uma nova ordem social mais justa e igualitária.

Um comentário:

  1. Aqui no Estado do Rio de Janeiro, para se combater o facismo e o crime organizado somente com processo revolucionário rumo Estado SOCIALISTA. Não tem outra solução. O Governo de Estado Revolucionário eleito pelo povo dentro do processo democrático com deputados revolucionários defensores do Estado Socialista. Brigadas Socialistas em todas as comunidades o embrião da futura polícia revolucionária, é o fim do facismo e do crime organizado, cada bairro uma revolução.

    ResponderExcluir