sexta-feira, 11 de junho de 2010

Resolução n. 003/2010 – Solidariedade à luta contra o aumento da tarifa de transporte coletivo em Florianópolis e repúdio a repressão policial.

No último dia 09 de maio, o Prefeito de Florianópolis Dário Berger (ex-PFL, ex-PSDB e hoje PMDB), fiel à seus compromissos com a classe dominante representada pelos empresários do transporte coletivo, decretou reajuste de 7,3% no valor das tarifas, fazendo com que as passagens de ônibus passassem ao valor de R$2,95, a mais cara do Brasil.

Novamente a população da capital se levantou, mobilizou-se através da Frente Contra o Aumento da Tarifa e foi às ruas em resistência, clamando pela imediata revogação do aumento e por um novo modelo de transporte coletivo, verdadeiramente público, gratuito, de qualidade e a serviço da maioria. Passado um mês de intensa luta, com a participação de milhares de pessoas nas manifestações, este povo permanece nas ruas até a tarifa cair!

O povo utilizou de seu direito constitucional de manifestação, para fazer ouvir sua voz e defender seus direitos. Em resposta os poderosos se utilizam do seu braço repressor e violento, representado pela Polícia Militar. Atos como o uso de choques elétricos contra os manifestantes e a invasão da Udesc para prisão de estudantes demonstram que ainda é muito obscura a idéia de democracia em nosso país, prevalecendo aspectos sombrios da ditadura quando se trata de defender os sagrados privilégios da classe dominante, inclusive em detrimento, se necessário for, da autonomia e da liberdade de pensamento ou opinião política que uma Universidade deveria garantir por sua própria natureza.

Para os responsáveis diretos pela violência policial, os senhores Dário Berger, Leonel Pavan (PSDB) e o Tenente-Coronel Newton Ramlow, a soberania popular permanece ignorada e a “democracia” continua sendo apenas uma fachada. Desta forma somente o povo unido e organizado, através da luta de massas, pode pressionar para que seus direitos sejam assegurados, buscando uma verdadeira democracia, consagrada nos princípios da participação popular e da igualdade social, na qual todo o poder de fato emane do povo.

Portanto, mais do que justa é a mobilização de todas as organizações populares que apóiam esta causa. De maneira que não só a revogação do aumento da tarifa seja conquistada, mas também a implementação de outro modelo de transporte público coletivo, fora das mãos e da voracidade por lucros da iniciativa privada, com a prestação direta por parte do Estado e com o projeto Tarifa Zero, ou seja, a gratuidade deste serviço público fundamental, sendo custeado através de verbas orçamentárias.

A BRISA possui no item 14 do seu Programa a defesa da estatização do transporte coletivo e resolve, por meio desta, também se solidarizar com a luta contra o aumento da tarifa de ônibus na capital catarinense, repudiando a repressão policial ao direito de manifestação exercido pela população. Permaneçam de pé e nas ruas, pois os lutadores e lutadoras de toda Santa Catarina estão com o povo de Florianópolis!

Amanhã vai ser maior! Resistir até a tarifa cair!
Todo poder emana do povo!

11 de junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário