sábado, 24 de abril de 2010

Resolução n. 002/2010 – Solidariedade à luta do movimento ambiental em defesa do “Parque Estadual da Praia de Taquarinhas” em Balneário Camboriú.

O Projeto de Lei nº. 612/09 que tramita na Assembléia Legislativa de Santa Catarina tem por objetivo instituir o “Parque Estadual da Praia de Taquarinhas”, sendo a defesa da preservação daquela praia uma antiga luta do movimento ambiental de nossa cidade, tendo a frente o Instituto de Desenvolvimento e Integração Ambiental (IDEIA).

Se aprovado, o PL nº. 612/09 irá criar a “Unidade de Conservação da Natureza de Taquarinhas”, permitindo que nossa última praia totalmente agreste fique protegida da destruição ambiental, preservando a diversidade de seus ecossistemas e conservando sua paisagem natural, mantendo o acesso público e ainda possibilitando a realização de pesquisas científicas.

Neste sentido a aprovação do “Parque Estadual da Praia de Taquarinhas” irá preservar a região diante dos ataques e tentativas de destruição provindos da indústria da construção civil e dos hotéis de luxo. A “Thá Construtora” há algum tempo tem como objetivo explorar a Praia de Taquarinhas para apenas poder lucrar e enriquecer as custas das nossas riquezas naturais, privatizando inclusive uma praia que é de todos os cidadãos e cidadãs de Balneário Camboriú.

Desta forma o povo de nossa cidade não pode permitir que novamente o interesse econômico capitalista de um pequeno grupo sujeite nossas praias aos seus projetos de destruição voraz em nome dos próprios bolsos. Este é o mesmo processo que ocorreu em outras das nossas praias. A Praia Brava já se vê tomada pelos capitalistas dos condomínios de luxo, da mesma forma que a Praia do Buraco, privatizada para os ricos que podem se hospedar no “Recanto das Águas” ou ainda a Praia de Laranjeiras que também já sofre com tentativas semelhantes.

Portanto, mais do que justa é a mobilização de todas as organizações populares que apóiam esta causa, pois nossos patrimônios ecológicos não podem ser entregues. De maneira que as lideranças comunitárias, os Vereadores, o Prefeito Municipal e o Secretário Municipal do Meio Ambiente possuem a obrigação de ouvir a população, assumirem suas responsabilidade e buscarem junto aos Deputados Estaduais o apoio necessário para a aprovação do PL nº. 612/09. Seria uma vergonha se assim não o fizessem!

A BRISA possui no item 18 do seu Programa a defesa do meio ambiente e resolve, por meio desta, também se solidarizar à luta em defesa do “Parque Estadual da Praia de Taquarinhas”, se posicionando contra a vontade dos capitalistas em querer sujeitar ainda mais nossas praias e nossa cidade como um todo a seus interesses particulares.

Pela aprovação por parte dos Deputados Estaduais do PL nº. 612/09!

Fora “Thá”! Tire suas mãos de nossas praias!

Salve Taquarinhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário