quinta-feira, 4 de março de 2010

BRISA inicia diálogo com entidades do movimento estudantil


Brigada Socialista Autônoma iniciou o diálogo com entidades do movimento estudantil da Udesc e da Univali de Balneário Camboriú. Logo estará contactando entidades da Univali de Itajaí.

A BRISA busca articulação com Grêmios, CA`s, DA`s e DCE`s para fortalecer a luta por um movimento estudantil comprometido com um Brasil mais justo e igualitário. Pretendemos firmar parceria em projetos audiovisuais de conscientização, no desenvolvimento de ferramentas de comunicação (blog’s, boletins impressos e virtuais), palestras, grupos de estudos e campanhas como o passe livre estudantil.

Queremos também lutar pela recuperação do caráter público da UNIVALI, combatendo a mercantilização do ensino superior e por uma instituição democrática com eleições para reitor.

Possuímos experiência no movimento estudantil e queremos contribuir nesta luta. As entidades interessadas nas atividades acima citadas podem mandar e-mail para: brigadasocialista@hotmail.com

3 comentários:

  1. "Queremos também lutar pela recuperação do caráter público da UNIVALI, combatendo a mercantilização do ensino superior e por uma instituição democrática com eleições para reitor."
    A UNIVALI é uma instituição privada, você não é obrigad a estudar nela, quando você ingressa nela você assina um contrato em que aceita as regras internas dela.
    Não gosta das regras dela? Entre em uma Universidade publica, ai sim você pode reclamar do modo em que ela esta sendo regida.
    Vocês estão em um pais capitalista, é melhor você se conformarem ou tomar um atitude que mude o sistema inteiro e não só a administração de uma unica universidade. Mesmo que consigam mudar a universidade que efeito isso tera no sistema geral? praticamente nenhum, tem que fazer algo grande.
    Vocês conhecem a historia de V de Vingança?
    Ele explodiu os predios mas não foi isso que fez as coisas mudarem, o que fez tudo mudar foi engajar toda a população na revolução, não estou dizendo que vocês devam explodir as coisas, longe disso, mas tem que ser algo maior do que só um grupo de estudantes e um blog vermelho na internet. A concientização tem que ser geral, quer mudar a UNIVALI, engaje TODOS OS ALUNOS não só alguns grupinhos, os caras de terno só vão dar bola caso sintão no bolso, em quantos vocês são? 100? supondo que sim 100 param de pagar as mensalidades - um boicote - eles vão notar? talvez, mas eles nem vão dar bola, isso é muito pouco pra fazer efeito na grana que entra todo mes, agora imagina se 50% dos alunos não pagem por dois meses? eles vão se desesperar! não vai ter grana pra pagar os funcionaris e ai vocês ja conseguem mais um monte de aliados para se juntar na briga.
    faça o que que for façam GRANDE!

    Se quiserem trocar mais ideis me mandem um email.

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar é preciso lembrar da origem da instituição Univali. A mesma foi criada como autarquia pública da Prefeitura de Itajaí em 1964, na época com as Faculdades de Direito e de Filosofia. Portanto a origem da instituição é 100% pública. Posteriormente a autarquia passou para Fundação Pública, chamando-se FEPESE e somente em 1989 a Fundação Pública passou ao modelo de Fundação Pública de Direito Privado, num claro processo de privatização daquilo que foi construído com dinheiro público. Mesmo após este processo, é importante salientar que terrenos públicos foram doados (caso de Balneário), além de vultuosas verbas públicas do art. 170 ou isenções como do PROUNI, tudo isso sem qualquer transparência ou democracia interna. Lembremos também que a Constituição Estadual de Santa Catarina, em seu art. 169, I diz que as instituições de ensino superior devem ter eleições diretas para os cargos dirigentes. Quanto ao público x privado, nós defendemos exatamente a recuperação do carater público do que foi privatizado no passado, através de um processo de Federalização, por exemplo, que há algum tempo já se discute na FURB de Blumenau.

    Com relação a de que forma fazer esta luta, vc esta coberto de razão e nós defendemos a mobilização de todos, não apenas de poucos, defendemos o que chamamos de luta de massas, pois só com todos mobilizados na mesma causa esta é capaz de obter vitórias. O nosso movimento pretende contribuir com a conscientização das pessoas para que o povo se organize e parta para a luta. É claro que a alteração do caráter privado não irá alterar o sistema como um todo, justamente por isso defendemos alteração de todo o sistema capitalista para um modelo socialista, mas isso não nos impede de lutar também por questões pontuais como o direito social a educação, até porque o modelo capitalista, que trata educação como apenas mais uma mercadoria, já demonstrou que não é capaz de fornecer educação básica e superior de maneira pública e universal (para todos).

    Att.
    Coordenação Geral da BRISA

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir