sábado, 20 de novembro de 2010

Especial 20 de novembro - Dia da Consciência Negra - Por Zumbi, Abdias e Guerreiro lutemos todos por uma Nação sem preconceitos de cor e de classe!


Neste dia 20 de novembro a BRISA sauda a luta histórica do povo negro, relembrando também grandes lideranças negras do Trabalhismo brasileiro: ABDIAS NASCIMENTO e ALBERTO GUERREIRO RAMOS.

Nas palavras de Darcy Ribeiro na obra O POVO BRASILEIRO:
“As atuais classes dominantes brasileiras, feitas de filhos e netos dos antigos senhores de escravo, guardam, diante do negro, a mesma atitude de desprezo vil (...) Para seus descendentes, o negro livre, o mulato e o branco pobre são também o que há de mais reles, pela preguiça, pela ignorância, pela criminalidade inatas e inelutáveis. Todos eles são tidos consensualmente como culpados de suas próprias desgraças, explicadas como características da raça e não como resultado da escravidão e da opressão (...) A nação brasileira, comandada por gente dessa mentalidade, nunca fez nada pela massa negra que a construíra. Negou-lhe a posse de qualquer pedaço de terra para viver e cultivar, de escolas em que pudesse educar seus filhos, e de qualquer ordem de assistência".


Assessor dos Presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, além de ex-deputado federal do Trabalhismo brasileiro, Guerreiro Ramos representa uma grande intelectualidade latino-americana. Leia artigo que trata do ideal nacionalista e popular presente na obra de Guerreiro Ramos: http://www.revistaoes.ufba.br/viewarticle.php?id=736


Ao longo de seus 96 anos, Abdias Nascimento esteve presente e participou de inúmeras passagens importantes das lutas negras do século 20, não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos e na África. Sua vida é ela mesma a própria história da luta negra. Veja na íntegra entrevista com Abdias: http://www.brasildefato.com.br/node/5078


Item 17 do Programa da BRISA: "Defesa dos direitos das mulheres, NEGROS e índios. Pelas COTAS SOCIAIS E RACIAIS no ensino superior, isonomia salarial e contra a violência à mulher. Pelo debate com relação a liberação do aborto".

“A democracia racial é possível, mas só é praticável conjuntamente com a democracia social” DARCY RIBEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário