sábado, 18 de junho de 2011

Semana Leonel Brizola - Parte 1/5 - REFORMA AGRÁRIA NO RS


Com a passagem do dia 21 de junho, data do falecimento de Leonel de Moura Brizola 2004, a BRISA irá ao longo da semana lembrar fatos da vida política deste político brasileiro que demonstram a coerência de suas idéias populares e nacionalistas que permanecem a orientar aqueles que lutam por um Brasil verdadeiramente democrático e igualitário.



BRIZOLA E A REFORMA AGRÁRIA NO RS

A constituição do Estado do Rio Grande do Sul garantia a entrega de terras aos agricultores, sempre que surgissem abaixo-assinados, com o mínimo de cem firmas, solicitando as terras. Brizola estimulou os abaixo-assinados em acampamentos de agricultores.

Com a criação o Instituto Gaúcho de Reforma Agrária (IGRA)houve a entrega de mais de 14 mil títulos a agricultores sem terra, destacando-se áreas de assentamento como Fazenda Sarandi, Banhado do Colégio, Caponé, Fazendas Itapoã, Taquari e Pangaré.

Na região de Sarandi acumularam-se mais de cinco mil pessoas numa área improdutiva de vinte mil hectares. Brizola mandou que os serviços do governo prestassem assistência médica e social, o que foi criticado por setores conservadores. Brizola foi ao local acompanhado de parlamentares, jornalistas, representantes de proprietários rurais, autoridades do judiciário e do III Exército. Já havia lá mais de dez mil pessoas, então. A comitiva ouviu a situação exposta pelos líderes do movimento, que aguardavam solução havia quinze dias.

A comitiva retornou a Porto Alegre e o governo desapropriou a terra por interesse social. O governo repetiu ações como essa em todo o estado, inclusive a região do Banhado do Colégio, próxima a Pelotas, onde havia um acampamento com mais de dez mil pessoas, e Brizola compareceu com outra comitiva, incluindo o comandante do III Exército, Jair Dantas Ribeiro. Essa área transformou-se numa das mais produtivas do estado.

O governo Brizola, através destas ações, iria fomentar a criação do Movimento dos Agricultores Rurais Sem Terra (MASTER), aliando pela primeira vez na história do Brasil um governo popular com a organização dos trabalhadores rurais em defesa da reforma agrária.





LEIA MAIS:
- "A atuação do MASTER na reforma agrária do Rio Grande do Sul":
http://www.ram2009.unsam.edu.ar/GT/GT%2030%20%E2%80%93%20Procesos%20de%20Movilizaci%C3%B3n%20Social,%20Pol%C3%ADticas%20Estatales%20y%20Vida%20Cotidiana.%20Perspectivas%20Etnogr%C3%A1fi/GT%2030%20-%20Ponencia%20(Alves).pdf

- "A Política Agrária de Brizola no Rio Grande do Sul: notas sobre a atuação do governo e movimento":
http://www.sistemasmart.com.br/sbs2011/inscricao/visualiza_popup1.asp?IdAtividade=1446

- "Populismo, nacionalismo e caudilhismo: a atuação do MASTER na Fazenda Sarandi - norte do RS - 1960 a 1964":
http://www.upf.br/ppgh/images/stories/downloads/Texto_tesdesco.pdf

- "A reforma agrária de Brizola":
http://www.pdtsenado.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=685:artigoa-reforma-agraria-de-brizola&catid=7:acir-gurgacz-artigos&Itemid=69

- "25 anos depois...":
http://www.mst.org.br/jornal/289/destaque

Nenhum comentário:

Postar um comentário