sábado, 2 de outubro de 2010

03 de outubro - 80 anos da REVOLUÇÃO DE 1930 e 57 anos da aprovação da Lei 2.004/53 de criação da Petrobrás.



Neste dia de 03 de outubro completam-se 80 anos da Revolução de 1930, representando o início da grandiosa ERA VARGAS e do Trabalhismo como movimento político que alterou profundamente a histórica política do Brasil.

Podemos considerar como marco inicial do Trabalhismo brasileiro a Revolução de 1930 e o período referente a Era Vargas. Este período que denominamos de TRABALHISMO GETULISTA, a elevação das classes dos trabalhadores como importante ator político da nação já direcionava sobre de que lado se posicionaria o Trabalhismo como proposta programática para o país. O Trabalhismo getulista começa a ganhar corpo teórico, principalmente nos escritos de Alberto Pasqualini, e na prática através do programa nacional-desenvolvimentista com base na justiça social dos governos do Presidente Getúlio Vargas.

Com o avanço gradativo da organização e participação nos rumos políticos do país por parte da classe trabalhadora, o Trabalhismo começa a sinalizar claramente para que modo de produção se daria a luta em conjunto com as classes populares, o socialismo começa a aparecer no horizonte dos Trabalhistas... Este período do Trabalhismo tem como figura central o Presidente João Goulart (além é claro da ascensão do Governador Leonel Brizola) e seu governo marcado pela participação social, pelo programa nacional-popular para o país, pela defesa das reformas de base e pelo combate à remessa de lucros para o exterior, marcas que levariam o imperialismo, a direita e o grande capital a sufocarem a voz popular e cortarem o Fio da História através do golpe de 1964.

Passado mais de 15 anos de ditadura e de exílio para muitos, o Trabalhismo começa seu processo de retomada do Fio da História e de todas as lutas populares do pré-golpe, agora tendo como líder maior Leonel Brizola. Com Brizola o Trabalhismo se radicaliza enquanto Programa político para o país, assumindo o direcionamento para a construção de uma sociedade socialista. O TRABALHISMO BRIZOLISTA serve como instrumento do povo brasileiro no processo revolucionário de construção do socialismo, sendo este o sistema de produção capaz de garantir a igualdade de oportunidades, direitos e condições para a ampla maioria das classes dos trabalhadores e marginalizados pelo atual sistema centrado na acumulação de capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário