sábado, 11 de dezembro de 2010

Mov. Democratiza Univali-BC lança "CARTA DE ROMPIMENTO COM A GESTÃO DO DCE DA UNIVALI/Itajaí"


CARTA DE ROMPIMENTO COM A GESTÃO DO DCE DA UNIVALI/Itajaí

Fundado em 22 de abril de 2010 por uma série de organizações que atuam na Universidade do Vale do Itajaí, o movimento “Democratiza Univali – Balneário Camboriú” atuou ao longo do presente ano para fortalecer a luta em torno de dois objetivos centrais: a democratização da própria Universidade e a democratização do Diretório Central dos Estudantes, através da possibilidade de ampliação do direito de votar e ser votado para os estudantes de todos os campi da instituição.

Para atingir estes objetivos organizamos no mês de outubro o “I Seminário sobre Práticas Democráticas”, um evento de sucesso que possibilitou, através de palestra e debates com a participação acadêmica, que se levantassem os problemas enfrentados no dia a dia de uma Universidade gerida pela lógica de mercado, além da demonstração de total ausência democrática no interior da UNIVALI. Em 2011 mais seminários virão para ampliarmos o debate junto de toda a comunidade universitária formada por técnicos, docentes e discentes.

Quanto a urgente demanda de democratização do DCE, de modo que este realmente possa se dizer representativo dos estudantes da UNIVALI e não apenas daqueles do campus de Itajaí, iniciamos no primeiro semestre um diálogo com a então nova gestão do DCE, muito embora eleita após turbulento processo eleitoral. Neste diálogo nos foi garantido que até o final de 2010 seria realizado o procedimento para alteração estatutária, de forma a se estabelecer o direito de voto aos estudantes dos demais campi, já para a eleição do DCE de 2011.

No segundo semestre procuramos cobrar a palavra que nos foi assegurada pela Diretoria do DCE. Em resposta obtivemos uma série de argumentos injustificáveis para a suposta impossibilidade de se realizar a alteração estatutária que retomasse o direito de participação de todos os estudantes da UNIVALI nas eleições do DCE, tal como sempre ocorreu até 1999.

Por esta razão, diante da palavra não cumprida e da total falta de vontade para com o fortalecimento do movimento estudantil em nossa Universidade, o movimento “Democratiza Univali – BC” manifesta o rompimento dos diálogos com a Gestão 2010/2011 - DCE do seu lado, de modo que nos sentimos livres para a construção de alternativas na luta pela democratização do DCE e nos colocamos a disposição para o debate com todas as forças estudantis que não se sentem representadas pela atual gestão pelega do Diretório Central dos Estudantes.

UNIVALI, Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2010.

DEMOCRATIZA UNIVALI – BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Nenhum comentário:

Postar um comentário