sábado, 26 de junho de 2010

SEMANA LEONEL BRIZOLA (V): fotos e trechos do pensamento brizolista.






PENSAMENTO BRIZOLISTA:

“Quando nos referimos à Nação e nacionalidade queremos dizer simplesmente o seguinte: que este é o nosso grande compromisso, ele está acima de tudo para nós. Na minha concepção, trata-se de algo que está acima de qualquer outra consideração. Visão que não é a mesma, enunciada assim convencionalmente, tradicionalmente, de um ângulo elitista. A nossa visão de Nação, de nacionalidade, está enfocada magistralmente no documento maior de todo o nosso patrimônio que é a Carta Testamento. Se analisarmos a Carta Testamento iremos verificar que ali o Presidente Getúlio Vargas deixou realmente um conceito fundamental sobre o que é a Nação brasileira e sobre o que significa e representa a nacionalidade. E não aquele conceito tradicional, elitista de Nação, de independência nacional, que são finalmente, valores para uma minoria, para alguns poucos, para um contingente minoritário de privilegiados para os quais as grandes massas populares de nosso País, as grandes maiorias, só realmente existem quando têm que se sacrificar para defender esses valores, nunca pra viverem os benefícios desses valores”

“E a socialização da economia e das estruturas sociais, enfim, o socialismo que buscamos, só pode ser feito dentro de uma visão e de um ambiente democrático”

“Acho que é uma das questões essenciais da vida brasileira a auto-organização do nosso povo. Além do sindicalismo, são as organizações populares de todo o tipo e de toda a ordem que o trabalhismo tem que estimular”

“Propugnamos, sim, por outro tipo de propriedade, mais social, mais justa, mais solidária. Mas não excluímos a outra, de golpe, porque irá sendo substituída”

“A intervenção do Estado que o trabalhismo preconiza e defende, caracteriza-se pelo seu conteúdo social e amplo controle democrático de gestão. Mesmo nos casos imperativos de defesa da soberania do País, amplo controle de gestão, controle democrático de gestão. Não se confunde, pois, com uma simples estatização global e autoritária da economia que em muitos casos tem se revelado como a pior forma de capitalismo monopolista e ainda com a cobertura da autoridade do poder público”

sexta-feira, 25 de junho de 2010

SEMANA LEONEL BRIZOLA (IV) - fotos e trechos do pensamento brizolista.






PENSAMENTO BRIZOLISTA:

“Quem quiser que se engane. Pois não existirá força alguma na terra capaz de impedir que o povo brasileiro realize seu destino como nação livre e independente. Pode dificultá-lo por algum tempo, mas ressurgirão, logo a seguir, mais forte ainda a sua vontade e sua determinação, sua vocação de liberdade e justiça social. São direitos fundamentais do povo brasileiro, destas multidões imensas que cobrem a grandeza de nossa pátria, direitos inalienáveis, que a esta altura da evolução humana ninguém lhes pode negar”

“Quem trair o povo está sujeito a maldição”

“Temos que estar sempre onde está o povo. Existimos para dar voz aos que não têm voz”

“Se deixássemos, por exemplo, de pagar os juros da dívida externa por apenas dois anos, todas as crianças brasileiras poderiam estar estudando num CIEP”

“Como pode haver igualdade perante a lei quando o lar do pobre é violado todos os dias? E há verdadeiras ‘varridas’ da polícia nos bairros, nas favelas, por toda a parte, quando todos têm direito à inviolabilidade do lar, segundo as declarações mais solenes de todas as Constituições”

quinta-feira, 24 de junho de 2010

SEMANA LEONEL BRIZOLA (III) - confira fotos e trechos do pensamento brizolista






Pensamento brizolista:

“Tenho a certeza de que a nossa geração ainda viverá o dia que o nosso País conseguirá efetivamente superar todos os fatores que entorpecem a nossa marcha para o desenvolvimento, para a prosperidade, para a civilização. Sobretudo anima-me a convicção inabalável de que longe não estará o dia em que estruturaremos dentro do nosso País a sociedade que sonhamos e idealizamos, sem ignorância, sem analfabetismo, sem doentes desassistidos, sem pobreza; sociedade justa e humana, na qual todos os brasileiros, principalmente os jovens, tenham igual de oportunidades para prestarem serviços à grande Nação que inapelavelmente seremos”

“O que são os tecnocratas, principalmente os do Banco Central, senão eunucos que voltam do exterior com a mente lavada, com a garantia de empregos generosos e possibilidade de enriquecer, para administrar verdadeiros escritórios de contabilidade das perdas internacionais?”

"Nenhum povo pode ser senhor de seu destino enquanto sobre este se deliberar nos escritórios de Nova Iorque”

“Vender, como no comércio da esquina, a Vale do Rio Doce e as hidrelétricas, foi crime de lesa-pátria. Essas empresas são valores que equivalem às veias, as entranhas da Nação”

“É preferível dar cabeçadas contra as injustiças e o neoliberalismo que impõem ao povo brasileiro do que dobrar os joelhos diante dos interessados que buscam dominar o país”

quarta-feira, 23 de junho de 2010

SEMANA LEONEL BRIZOLA (II): confira fotos e trechos do pensamento brizolista.







Pensamento brizolista:


“Há um mandamento a que os homens públicos se deveriam submeter com a maior constância e com a maior humildade. É aquele que deveria obrigar a todos nós ao convívio com os moços, como meio de evitarmos o perecimento espiritual, o envelhecer das idéias, a decadência de nossas próprias convicções. Quem não sente e pensa como os jovens não está na vanguarda de seu tempo”

“A grande revolução a que aspiramos, a qual, ao nosso entender, precede à do progresso econômico, é a da educação do povo, uma revolução que liberte o povo do analfabetismo e da ignorância”

“Reafirmamos que a educação deve ser considerada como uma espécie de pré-requisito do desenvolvimento, pois que só ela prepara o homem ou para usufruir os benefícios do progresso, ou a arma para reclamar conscientemente esses benefícios”

“Ninguém nos impedirá de servir ao nosso povo, de defender seus sagrados direitos e de libertar nossa pátria da espoliação internacional”

“Só a estrutura socialista resolverá os problemas da humanidade”

terça-feira, 22 de junho de 2010

SEMANA LEONEL BRIZOLA (I): confira fotos e trechos do pensamento brizolista







PENSAMENTO BRIZOLISTA:
“Somos como erva daninha, o fogo passa e ficamos ainda mais forte”

"O PT é a UDN de tamanco e macacão"

"O PT é como uma galinha que cacareja para a esquerda, mas põe os ovos para a direita"

"Estou pensando em criar um vergonhódromo para políticos sem-vergonha, que ao verem a chance de chegar ao poder esquecem os compromissos com o povo"

“Sinto-me a cada embate voltando à juventude. Percorrida a estrada, vejo que a mocidade continua sendo a grande flama e a insubstituível força de propulsão e de vanguarda de todos os povos e de todas as nações”

domingo, 20 de junho de 2010

21 de junho de 2010 - 06 anos sem a presença do Comandante Leonel Brizola. A BRISA permanece na luta em defesa da memória de Brizola e do Brizolismo!



Ao longo desta semana, a cada dia, a BRISA estará divulgando imagens, pensamentos e fatos deste grande líder da esquerda, nacionalista, democrática, popular e socialista no Brasil.

BRIZOLA VIVE!

BRISA em parceria com a Biblioteca Comunitária Bem-Viver elabora a edição de julho do informativo "Leitura Popular".


quarta-feira, 16 de junho de 2010

"Monstruosidade" - apesar de muita luta dos aposentados, Presidente traidor Lula vetou o fim do fator previdenciário!


Mais uma vez o Governo Lula demonstra sua real face ao vetar o fim do Fator Previdenciário que foi derrubado após muita pressão dos aposentados sobre o Congresso Nacional.

Com o veto presidencial o governo se posiciona pela continuidade de sua política econômica e previdenciária neoliberal, além de terminar seus 8 anos com mais uma medida contrária aos aposentados brasileiros. O Fator Previndeciário, criado por FHC e mantido por Lula, subtrai consideravelmente os valores das aposentadorias com base em cálculos de expectativa de vida.

"MONSTRUOSIDADE" Tijolaço de Leonel Brizola em 20/11/2003
"Foi para isso que pediram e receberam o voto dos idosos e dos aposentados? Foi para isso que criticaram Fernando Henrique por chamar os aposentados de vagabundos? Não venham com esta história de fraudes na Previdência, pois a primeira atitude deste Governo foi anistiar os que a sonegaram. E esta história de que alguns poucos reais, que foram tungados das aposentadorias, vão abrir um rombo no Tesouro? Rombo são os R$ 140 bilhões que o governo Lula pagou só este ano de juros aos especuladores. Para eles, nem fila, nem Judiciário. Pagam na hora, sem discussão.

E essa sua de paz e amor, presidente Lula? Será possível que sua capitulação às práticas neoliberais seja tão grande que o senhor apóie publicamente quem está fazendo esta crueldade justamente contra aquelas pessoas que - assim como as crianças - merecem mais respeito e atenção do Estado?"

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Resolução n. 003/2010 – Solidariedade à luta contra o aumento da tarifa de transporte coletivo em Florianópolis e repúdio a repressão policial.

No último dia 09 de maio, o Prefeito de Florianópolis Dário Berger (ex-PFL, ex-PSDB e hoje PMDB), fiel à seus compromissos com a classe dominante representada pelos empresários do transporte coletivo, decretou reajuste de 7,3% no valor das tarifas, fazendo com que as passagens de ônibus passassem ao valor de R$2,95, a mais cara do Brasil.

Novamente a população da capital se levantou, mobilizou-se através da Frente Contra o Aumento da Tarifa e foi às ruas em resistência, clamando pela imediata revogação do aumento e por um novo modelo de transporte coletivo, verdadeiramente público, gratuito, de qualidade e a serviço da maioria. Passado um mês de intensa luta, com a participação de milhares de pessoas nas manifestações, este povo permanece nas ruas até a tarifa cair!

O povo utilizou de seu direito constitucional de manifestação, para fazer ouvir sua voz e defender seus direitos. Em resposta os poderosos se utilizam do seu braço repressor e violento, representado pela Polícia Militar. Atos como o uso de choques elétricos contra os manifestantes e a invasão da Udesc para prisão de estudantes demonstram que ainda é muito obscura a idéia de democracia em nosso país, prevalecendo aspectos sombrios da ditadura quando se trata de defender os sagrados privilégios da classe dominante, inclusive em detrimento, se necessário for, da autonomia e da liberdade de pensamento ou opinião política que uma Universidade deveria garantir por sua própria natureza.

Para os responsáveis diretos pela violência policial, os senhores Dário Berger, Leonel Pavan (PSDB) e o Tenente-Coronel Newton Ramlow, a soberania popular permanece ignorada e a “democracia” continua sendo apenas uma fachada. Desta forma somente o povo unido e organizado, através da luta de massas, pode pressionar para que seus direitos sejam assegurados, buscando uma verdadeira democracia, consagrada nos princípios da participação popular e da igualdade social, na qual todo o poder de fato emane do povo.

Portanto, mais do que justa é a mobilização de todas as organizações populares que apóiam esta causa. De maneira que não só a revogação do aumento da tarifa seja conquistada, mas também a implementação de outro modelo de transporte público coletivo, fora das mãos e da voracidade por lucros da iniciativa privada, com a prestação direta por parte do Estado e com o projeto Tarifa Zero, ou seja, a gratuidade deste serviço público fundamental, sendo custeado através de verbas orçamentárias.

A BRISA possui no item 14 do seu Programa a defesa da estatização do transporte coletivo e resolve, por meio desta, também se solidarizar com a luta contra o aumento da tarifa de ônibus na capital catarinense, repudiando a repressão policial ao direito de manifestação exercido pela população. Permaneçam de pé e nas ruas, pois os lutadores e lutadoras de toda Santa Catarina estão com o povo de Florianópolis!

Amanhã vai ser maior! Resistir até a tarifa cair!
Todo poder emana do povo!

11 de junho de 2010.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ato na Udesc Floripa repúdia invasão da PM no último dia 31/05






O 31 DE MAIO NÃO PODE SER ESQUECIDO!!!!

As Associação de Professores da FAED e da UDESC (ADFAED e APRUDESC) realizaram no dia 07/06 um debate sobre a invasão policial do campus da Universidade no último dia 31 de maio.

O debate contou com a presença de Prudente Mello, Conselheiros da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e, posteriormente, ocorreu um ato público repudiando o ocorrido e mais uma vez mantendo a luta contra o aumento da tarifa.

A BRISA enviou representante a esta atividade.

Mais informações e fotos em:
http://tarifazero.org/2010/06/08/floripa-universidade-estadual-invadida-medo-perplexidade-e-indignacao/#more-2063

sexta-feira, 4 de junho de 2010

BRISA subscreve apoio à luta em defesa da criação da Defensoria Pública em SC!


O QUE É UMA DEFENSORIA PÚBLICA? - é um órgão público que garante às pessoas o acesso à justiça. A instituição é considerada uma das funções essenciais à justiça, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, conforme dispõe o art. 134 da Constituição Federal.

DEFENSORIA PÚBLICA: UM DIREITO - é direito de todo cidadão, sem condições de pagar um advogado, que o Estado proporcione um profissional habilitado a prestar orientação jurídica, bem como, a defesa de seus direitos perante o Poder Judiciário ou fora dele (art. 5º, inciso LXIV).

O QUE EXISTE HOJE EM SC - a Constituição Catarinense estabelece que a Defensoria Pública deve ser exercida pela Defensoria Dativa e Assistência Judiciária Gratuita. O Estado de Santa Catarina é o único que ainda não implantou a Defensoria Pública nos termos da Constituição Federal e da Lei Complementar n. 80/94, sonegando um direito fundamental da população catarinense.

Leia no 'link' abaixo o MANIFESTO na íntegra do Movimento pela Criação da Defensoria Pública em SC e preencha você também o formulário de apoio:
http://www2.unochapeco.edu.br/~defensoriapublica_sc/apoia.php

Acompanhe os trabalhos da CPI da Dívida Pública.



Acompanhe os trabalhos da CPI da Dívida que foi instalada no Congresso Nacional e que a grande mídia faz questão de não divulgar. A dívida pública é um dos pilares das perdas internacionais que sugam as riquezas do povo brasileiro, sendo que sua auditoria, conforme previsão constitucional, é um pré requisito para a retomada da soberania nacional.

Saiba mais em:
http://www.divida-auditoriacidada.org.br/config/artigo.2009-08-30.2737209619/document_view

quarta-feira, 2 de junho de 2010

MST conclama solidariedade internacional à Palestina


Da Página do MST - www.mst.org.br

Leia abaixo nota da secretaria nacional do MST com recomendações ao governo brasileiro diante do ataque de Israel a frota humanitária que levava alimentos e remédios aos territórios palestinos.
_____________________________________________________________________________________
Milhares de palestinos sairam as ruas nesta semana para manifestar seu repúdio a mais esse ato de agressão contra a humanidade praticado por Israel.

O mundo se une à dor e ao sofrimento dos familiares dos mortos, que estavam na frota de barcos que levaria comida e remédios para Gaza.

A heróica tentativa de romper o ilegal e ilegítimo bloqueio israelense só reforça a idéia de que a mais poderosa arma que os povos têm na sua luta por uma sociedade mais justa é a solidariedade internacional.

Mais uma vez fica confirmado que o exercito de Israel é uma organização marcada pela covardia e pela prática de genocídio e terrorismo contra o povo palestino e contra todos que se rebelam em defesa de um Estado Palestino Laico e Democratico.

Nas ruas de varias cidades, que foram ocupadas por israelenses em 1948, bandos de sionistas-fascitas gritam "morte aos árabes" e tentam impedir tambem com violência as manifestações populares a favor de Gaza.

O MST apóia a greve dos trabalhadores e comerciantes nos territórios palestinos, ocupados em 1948 e 1967, que aconteceu nesta terça-feira, e todas as manifestações de protesto que visam pressionar Israel para que cumpra as Resoluções das Nações Unidas sobre a Questao Palestina, respeite os princípios do direito internacional humanitário e para que não interfira nos comboios humanitários que rumam para Gaza.

É preciso transformar essa indignação diante da violência de Israel num gigantesco movimento de massas de caráter internacional que faça recuar esse mostro nazi-sionista.

O expansionismo e o militarismo israelense são parte da tentativa do imperialismo de sufocar as legítimas lutas de libertação nacional e por transformações sociais que se desenvolvem neste momento em todos os países do mundo.

A coragem, a sabedoria e a resistência do povo palestino são simbolos da resistência popular.

O grito de Pátria Livre se faz ouvir em todo o território palestino. Judeus, cristãos, muçulmanos e todas as forças democráticas, progressistas e antiimperialistas dentro e fora da Palestina se mobilizam em um movimento unificado contra o inimigo de toda a humanidade: o governo do Estado de Israel e seu aliado, o imperialismo dos Estados Unidos.

Um delegação do MST que visita a Palestina entrou em contato direto com o escritório da representação diplomática do Brasil em Ramallah-Palestina e recomendamos:

1. A condenação do ataque militar israelense à frota de barcos humanitária que tentava chegar em Gaza. Esse ataque que resultou em vários mortos e feridos, inclusive uma brasileira, Iara Lee, cujo paradeiro até o momento não temos conhecimento. Saudamos o Ministério das Relacoes Exteriores, que divulgou ontem uma nota condenando o ataque.

2. As representações diplomáticas em Ramallah e Tel-Aviv devem se organizar para fazer uma visita por vilarejos palestinos e cidades, que foram destruídas, e onde o Estado de Israel ainda continua demolindo casas, desrespeitando os direitos humanos e os princípios do Direito Internacional Humanitário.

3. Organizar junto com o Comité Internacional da Cruz Vermelha em Jerusalem uma visita aos presos políticos palestinos, em especial às 34 mulheres e ao representante do Conselho Legislativo Palestino, Ahmad Sadat, que vive uma situação de isolamento absoluto, não podendo receber visitas nem mesmo de sua própria família.

4. O governo brasileiro deve voltar atrás na sua decisão de firmar, ratificar e regulamentar o Tratado de Livre Comercio Israel-Mercosul. Consideramos um grande erro manter relações comerciais desse nível com um Estado que desrespeita cotidianamente os direitos humanos e resoluções da ONU, em relação à Questão Palestina e aos princípios fundamentais do Direito Internacional Humanitário;

5. O governo brasileiro deve aproveitar o momento para refletir e amparar de maneira mais intensa e efetiva os refugiados palestinos que se encontram hoje no Brasil, principalmente os 150 palestinos que saíram do Iraque e ficaram em um Campo de Refugiados na Jordânia, e que se encontram no Estado de São Paulo;

6. O governo brasileiro deve exigir mais uma vez que Israel cumpra as resoluções da ONU sobre o estabelecimento de um Estado Palestino Livre e Soberano no território da Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental, conforme resoluções já aprovadas e reiteradas em Assembleia Geral;

7. O Brasil deve utilizar todos os mecanismos disponíveis na Carta das Nações Unidas e outras resoluções internacionais para exigir do governo de Israel que cumpra a decisão do Tribunal Internacional da ONU de derrubar o “muro da vergonha”, que tem cerca de 400 km de extensão e separa o povo palestino e israelense, configurando uma situação de apartheid que priva dos palestinos o direito de ir e vir. Sugerimos uma visita à entrada dos palestinos em Belém, cidade onde nasceu Jesus, que hoje se encontra cercada.

Sigam em frente irmãos e irmãs palestinos, com uma oliveira numa das mãos e uma pedra na outra, lembrando sempre de sua história, de sua origem e de sua tarefa: lutar permanentemente contra o sionismo e o governo de Israel, mesmo estando em condicões bastante desiguais frente ao inimigo-agressor.

Quem não cansa de lutar semeia a cada dia o caminho da vitória. A Palestina será livre, justa e soberana. Esse é o seu caminho e o destino de seu povo. Liberadade e terra para o povo palestino.

Secretaria Nacional do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST