sábado, 7 de maio de 2011

Monopólio da Rede Globo sobre o futebol brasileiro.



Neste ano de 2011 observamos mais uma vez o monopólio da grande mídia sobre o esporte nacional, através do jogo de poder por detrás das negociações que envolvem o controle dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de futebol.

A Rede Globo mais uma vez mobiliza toda a sua influência e o seu poder econômico, herdados da ditadura militar, para garantir novamente a transmissão dos jogos a partir de 2012. Se beneficiando deste monopólio de longos anos, após ver sua hegemonia ameaçada, a Rede Globo procura sujeitar os clubes brasileiros aos seus interesses.

A mais nova vítima do poder global é o Clube dos 13, organização criada para unir e fortalecer os clubes na luta por seus interesses, inclusive diante do poder da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), aliada da Globo na manutenção de seu monopólio sobre as transmissões da seleção e do futebol nacional.

Infelizmente a fragmentação do Clube dos 13 e a falta de resistência por parte dos clubes irá facilitar a manutenção deste monopólio da Rede Globo e dos desmandos da CBF, ambos trazendo prejuízos para os clubes enquanto formadores de atletas e para o próprio futebol enquanto exemplar da cultura popular brasileira, se tornando cada vez mais apenas um grande negócio lucrativo para poucos, capaz de transformar em mercadoria até mesmo esta paixão nacional.

Leia mais em:
- "TV Globo pode dar adeus ao Brasileirão"
http://www.brasildefato.com.br/node/5687

- "Globo tenta dar golpe nas negociações do futebol: guerra à vista"
http://www.correiocidadania.com.br/content/view/5542/172/

Nenhum comentário:

Postar um comentário